quinta-feira, 14 de maio de 2009

Trabalhando o texto: Construindo o Portfólio Eletrônico. Do ilustríssimo autor Ivanildo Amaro de Araújo.

Definir:

· Avaliação Formativa – Segundo o texto a avaliação no espaço da escola se situa como procedimento sistemático e intencional vinculado diretamente ao trabalho pedagógico e aos referenciais curriculares. A avaliação coloca-se como um dos temas mais recorrentes nos debates educacionais, principalmente por que envolve relações explicitas e implícitas de poder BA relação ensino/aprendizagem. O conceito de avaliação formativa foi cunhado por Scriven (1967), com sentidos bem diversos do que se utiliza atualmente. Suas características se baseavam no processo de medida dos processos cognitivos e comportamentais. Atualmente, o conceito de avaliação formativa assume outras conotações, esta agora se consubstancia na perspectiva de envolver professor e alunos no processo de avanço das aprendizagens e é sempre continua.

· Portfólio – Para Ivanildo assumido no processo educativo como procedimento de avaliação formativa, se caracteriza por um conjunto de produções do aluno em seu processo vivenciado de aprendizagem e de construção de conhecimento. Implica em uma seleção sistematizada das produções elaboradas pelo aluno. Este processo envolve e exige capacidade de auto-organização da produção intelectual ao longo de determinado período.

· Princípios Norteadores
1. Construção/elaboração: é realizada pelo próprio aluno. O aluno faz escolhas, toma decisões, desenvolve sua autonomia;
2. Reflexão: a construção/elaboração deve se dá por meio da reflexão. Por meio da reflexão ( pensar sistematizado e crítico), o aluno toma decisões sobre como incluir suas produções e, concomitantemente, analisa suas produções, tendo a possibilidade de refazê-los sempre que quiser e for necessário.Recomenda-se que todas as produções estejam no portfólio ( tanto a 1° versão, quanto as outras, sobre o mesmo tema para que estejam no portfólio para que o professor e ele possam analisar o progresso.
3. Criatividade: a forma de organização é escolha do aluno. a utilização, no caso do portfólio eletrônico, das diversas mídias deve ser incentivado. É fundamental que sempre haja estímulos para que ele trabalhe, tome decisões, busque idéias inovadoras, evite a repetição e a reprodução. As evidências de aprendizagem devem ser apresentadas em múltiplas linguagens ( imagens, fotos, sons, vídeos, músicas, poemas, enfim, por outras múltiplas linguagens que não se resumem apenas à modalidade escrita).
4. Auto-avaliação: os princípios da construção, da reflexão e da criatividade indicam outra dimensão de grande relevância: a auto-avaliação. À medida que o aluno trabalha, ele desenvolve o pensar constante sobre seu desenvolvimento. Isso o leva ao desenvolvimento da capacidade de avaliar seu próprio desempenho com a finalidade de avançar sempre. a avaliação do professor é relevante, mas conjugada com o próprio aluno, faz com que se amplie a análise sobre suas possibilidades de avanço.
5. Parceria: o trabalho pedagógico não é exclusividade do professor. Ele é desenvolvido em parceria. Alunos e professores são os responsáveis pelo trabalho pedagógico.
6. Autonomia: o aluno percebe que pode e precisa trabalhar com independência. É importante que o aluno perceba que ele pode tomar decisões.

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