segunda-feira, 27 de julho de 2009

Síntese Conclusiva

Essa disciplina, de imediato, pelo seu nome se tornou a minah preferida, em virtude da minha identificação com a língua portuguesa, que me fascina desde “priscas eras”. Lemos vários textos muito interessantes, eu percebi que o professor acima de todas as coisas deve ter sensibilidade e utilizar toda a sua criatividade para criar um solo fértil, fazendo com que os pequenas e as pequenas “germinem” e dando assim no futuro bons frutos.
O professor que trabalha sobre a concepção construtivista (que aquela em que a criança vai aprender em qualquer circunstância) deve levar seu aluno a pensar, este deve dar todo subsídio para que seu cognitivo seja ativado. Piaget fala que o cognitivismo tem haver com as interações, o conhecimento se constrói em uma relação/interação do sujeito com o objeto de estudo.A escola deve ser vista como uma continuidade na vida do aluno, e não como algo a parte, por isso é muito significativoque se trabalha com contexto, pois assim o aluno consegue relacionar o que aprende com sua própria realidade. Se o aluno é oriundo de uma classe mais inferior caberá ao docente utilizar sua sensibilidade afim de usar suportes – todos os elementos materiais – que façam parte do universo do seu aluno. Entretanto o professor pode ser preconceituoso deixando de dar conteúdos prográmaticos a seus alunos por acharem que aquilo será desnecessário na vida de seu discente, isso não pode ocorrer, pois o conhecimento deve ser transmitido completo independente da classe do aluno, caso contrário isso é uma espécie de exclusão.
Outro assunto abordado foi o valor atribuído a um precioso instrumento de consulta para a hora da escrita: o alfabeto. Este é fundamental dentro de sala de aula, pois dá autonomia aos pequenos quando surgem dúvidas sobre gráfia.Um exemlpo legal foi o alfabeto multilexical que é aquele que põe a letra e toda uma gama de palavras que comecem com aquela letra, já que a palavra nunca deve ficar isolada, pois isso confunde o aluno, se você coloca na sala de aula um alfabeto onde apenas uma palavra representa tal letra para o aluno apenas esta palavra começará com essa tal letra, com o alfabeto multilexical o discente tem uma visão mais ampla. Além do alfabeto, como requisito básico dentro de sala de aula, três situações também têm um grande valor no processo de alfabetização, são elas a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino escrito, onde o docente é modelo de escriba. O professor neste dado momento é o exemplo para os pequenos, seus alunos vão se espelhar nele, devido a esse e outros fatores o professor deve atuar da melhor maneira possível, levando seus discentes a usarem desde novinhos seu cognitivismo.
A atividade conversacional foi outro aspecto elucidado em um dos textos, esta é caracterizada por um momento onde duas pessoas ( no mínimo) ou mais desenvolvem um diálogo, estas embasadas em algum assunto vão intercalar falas, vão efetuar expressões que somente no ato da convesação face a face os participantes poderão perceber coisas que serão expressas sem uma palavra sequer. Percebemos como se estrutura a atividade conversacional que possui as seguintes variavéis: tópico ou assunto, tipo de situação, papéis dos participantes, modo e meio do discurso.
Conhecemos os nivéis pelos quais as crianças passam durante o processo de alfabetização que são:
Pré-silábico – a criança ainda não tem noção de sílaba, ela utiliza o número de letras de acordo com o tamanho do objeto a que se refere.
Silábico – a criança consequirá escrever algumas letras, normalmente ela utiliza no ínicio apenas vogais, assim para escrever Jéssica, elas escrevem e i a.
Silábico-alfabético – a criança já tem noção da sílaba, já começou a escrever seu nome e palavras simples, pois neste período ela já sabe algumas letras.
Alfabético – a criança já consegue ler e entender frases e pequenos textos.

Além de todos esses aprendizados que elucidei nessa síntese, também aprendemos a fazer um portfólio eletrônico utilizando assim a ferramenta denominada blogger, pelo qual estamos sendo avaliados, também experimentamos a sensação de avaliar os colegas da faculdade com um trabalho elaborado em dupla, a atividade reflexiva.

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